Tecnologia do Blogger.

Gostou do novo blog?

CUT DEBATE FUTURO DOS TRABALHADORES

CUT DEBATE FUTURO DOS TRABALHADORES
O PT fará o substituto de Lula em 2010 porque a sociedade está percebendo que o país mudou e existe um clima de otimismo e esperança com o crescimento do emprego, com a descoberta da reserva de petróleo abaixo da camada do pré-sal, com os milhões de brasileiros que melhoraram de vida e entraram no mercado consumidor. Este é um resumo da avaliação que o ex-ministro José Dirceu fez ontem (28/08) no teatro dos bancários com cerca de 200 dirigentes sindicais de Brasília em comemoração aos 24 anos da Central Única dos Trabalhadores – CUT- DF.
Mas ele fez um alerta de que os trabalhadores organizados nos sindicatos têm uma grande tarefa que é a de mobilizar a sociedade para fazer o próximo governo cumprir a determinação do Lula de que seja investida parte dos recursos obtidos com o petróleo da reserva do pré-sal em educação. Para ele é preciso, também, que haja uma grande mobilização pela democratização da comunicação e pela modernização tecnológica do país. Em sua análise, José Dirceu inseriu o Brasil entre os quatro países que estão deslocando o eixo de desenvolvimento e de crescimento da economia mundial. Na avaliação de Dirceu, China, Índia, Rússia e Brasil serão os protagonistas de uma nova ordem mundial nos próximos anos por que detêm riquezas ainda inexploradas.
Durante o evento de comemoração dos 24 anos da CUT-DF, diretores de sindicatos e a presidenta, Rejane Pitanga, lembraram a luta dos trabalhadores para se organizarem em sindicatos no Distrito Federal e o orgulho destes sindicatos de estarem organizados numa central como a CUT.
ALGEMAS

Essa história de proibição do uso de algemas na hora da prisão, está criando uma reação de policiais do Brasil inteiro. O sindicato dos policiais de Brasilia está orientando seus filiados a utilizarem as algemas, mesmo contrariando a determinação legal, mas na avaliação geral dos policiais, agora é melhor responder pela fuga de um preso do que algemá-lo. Pela fuga, o policial terá de responder apenas a um processo administrativo. Se usar algema, corre risco de responder processo administrativo, penal (por abuso de autoridade) e até civil (por danos morais).

Aprovado reajuste dos servidores da Saúde

Por unanimidade, os 14 parlamentares presentes à sessão desta quarta-feira (27) aprovaram em primeiro e segundo turnos o Projeto de Lei 963/2008 que estabelece o reajuste para cerca de 23 mil servidores da Saúde. A proposta, de autoria do Executivo, determina aumento de 10% para as carreiras de assistência à saúde, cirurgião-dentista, enfermagem, agentes de saúde e vigilância ambiental.
Os deputados salientaram que o reajuste foi uma conquista desses profissionais através da Câmara Legislativa. "A aprovação do aumento dos médicos foi condicionado à extensão do benefício aos demais servidores da saúde. Exigimos que o governo enviasse este projeto", lembrou Paulo Tadeu (PT).
O deputado Dr. Charles (PTB), que esteve à frente das negociações com o GDF, estranhou a presença de poucas pessoas nas galerias. "Quando aprovamos o aumento dos médicos, muitos reclamaram pois se sentiram excluídos. Onde estão essas pessoas agora?", indagou o distrital.
O projeto também extingue 75 cargos vagos de auxiliar de atividades do Hemocentro e cria 30 cargos de analista e 24 de técnicos para o mesmo órgão. As alterações propostas e o reajuste resultam em um aumento de despesas no valor de R$ 34,4 milhões no Orçamento de 2008.

ENTORNO RECEBE MAIS DINHEIRO DO GDF DO QUE CIDADES DO DF

Os municipios do entorno já receberam 17 milhões de reais do GDF este ano enquanto que para as Administrações Regionais foram repassados apenas 14 milhões de reais. A denúnicia foi feita pelo deputado Cabo Patricio, líder da bancada do PT na Câmara Legislativa. O líder do governo, deputado Leonardo Prudente, disse que o GDF deveria passar até mais dinheiro porque o entorno está sob influência do DF. Patrício disse que até concordaria se a população do DF estivesse muito bem servida de hospitais, escolas, segurança pública, ou seja, tivesse serviços públicos de qualidade, o que não é o caso.

DEPUTADO PATRICIO QUESTIONA NOMEAÇÃO DE VALDIVINO

O retorno do Secretário de Fazenda Valdivino Oliveira para o GDF foi debatida na tarde de hoje pelo plenário da Câmara Legislativa. O Deputado Cabo Patrício, líder da bancada do PT, questionou a nomeação de Valdivino porque o Governador Arruda tomou posse acusando o governo anterior de ter deixado um rombo de cerca de 700 milhões de reais quando ele, Valdivino, era secretário de fazenda. A deputada Eurides Brito ainta tentou justificar dizendo que o ex-secretário era rersponsável pela arrecadação e não pelos gastos, mas o deputado Paulo Tadeu rebateu dizendo que é responsabilidade do titular da pasta arrecadar e liberar recursos, administrando o equilibrio das contas do governo. Tadeu lembrou que o GDF tem que explicar como foi que perdeu 1,300 milhões em arrecadação nos últimos 18 meses.

PDT TROCA APOIO POR CARGO

Com a ida do ex-diretor do Procon, Paniel Pacheco do PDT, para a Secretaria de Justiça e Cidadania, o governador José Roberto Arruda consegue amarrar mais um partido dito de esquerda na órbita do seu governo. O deputado distrital Reguffe disse que foi contra a troca de apoio por gargo e fica numa saia justa porque sempre criticou os políticos que fazem isso. Seria explicável se o PDT tivesse assumido a pasta do trabalho, por causa da sua história, ou a pasta da educação que é o tema preferido do Senador Cristovam Buarque, presidente do partido no DF, mas em sendo justiça e cidadania, temos que dar razão ao Reguffe.

MALDADE DE ARRUDA

Com a nomeação do deputado Augusto Carvalho para a secretaria de saúde, o governador Arruda fez duas maldades com Brasilia, partidarizou a saúde e ressucitou para a política o ex-deputado José Edmar que virou deputado federal. Zé Edmar chegou a ser preso por grilagem de terra quando era deputado distrital.

TODOS DE OLHO NA SAÚDE

A nomeação do deputado Augusto Carvalho (PPS) para a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, representa a partidarização da saúde e uma prova de que o governdador Arruda não está preocupado com o tema que, como todos sabem é um dos mais problemáticos e que mais sofrimentos trazem aos pobres da nossa capital. Faltam remédios nas farmácias, faltam profissionais e sobram doentes nas filas das emergências e na espera de atendimento ambulatorial. Carvalho, um afamado fiscalizador e ferino crítico das ações do governo federal, passa de estilingue a vidraça e de saída já merece uma reprimenda do eleitorado ao deixar claro que só aceitou a tarefa de comandar a saúde poque tem um projeto de disputar um mandato de senador. Mais do que nunca a população e os políticos de oposição ao GDF devem ficar de olho.

DEBATE SOBRE PRESIDÊNCIA DA CÂMARA É ADIADO

Pelo menos por enquanto está suspenso o debate sobre a reeleição do presidente da Câmara Legislativa do DF. A bancada do PT, fiel da balança entre os vários pretendentes ao cargo, que já havia sinalizado que apoiaria a reeleição de Alírio Neto, voltou atrás e decidiu que só voltará ao assunto no fim do ano. O deputado Cabo Patrício, líder da bancado do PT, acredita que os interessados pelo presidência são tantos que dificilmente o atual presidente conseguirá unidade da bancado governista em torno do seu nome.

TRÂNSITO DO GAMA SERÁ DISCUTIDO

Está marcado para o dia 7 de outubro a Audiência Pública que a Câmara Legislativa do Distrito Federal fará no Gama para discutir o trânsito na cidade. De acordo com o autor do requerimento para a realização da audiência, deptado Cabo Patrício, líder da bancada do PT, o situação do trânsito no Gama está ficando complicada e é preciso discutir o assunto, ouvir a comunidade e as autoridades para que se encontre solução para os problemas que cada vez mais estão ficando evidentes.
Foi o gerente do Detran no Gama, Adilson, que sugeriu ao deputado Cabo Patrício a realização da Audiência Pública. Ele que vive o dia-a-dia do trânsito no Gama, acredita que está na hora de repensar e buscar solução para os probleamas que estão se avolumando cada vez mais.