Tecnologia do Blogger.

Gostou do novo blog?

Arquivo do blog

Professores em greve

Os professores das escolas públicas do Distrito Federal pararam as atividades escolares por 48 horas a partir das 11 horas de hoje. Mais de 500 mil alunos da rede pública ficarão sem aula durante dois dias.

As principais reivindicações do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro) é o reajuste salarial e a implantação imediata do plano de carreira, que foi votado pela Câmara Legislativa e assinada pelo governo no ano passado.

Além do plano de carreira a categoria luta para a aprovação do plano de saúde que foi aprovado no governo passado, o programa habitacional e a volta da licença prêmio, que já tem três anos que a categoria está impedida de tirar a licença. Eles pretendem ainda um aumento salarial de 25% já para o próximo ano.

O secretário de Educação, José Valente disse que para resolver a situação da paralisação das atividades, a secretaria enviou uma carta às escolas, informando que haverá corte no ponto daqueles que aderirem à paralisação e solicitou que a direção tome frente dos trabalhos fazendo com que os alunos não fiquem prejudicados. "Sempre cumprimos com os acordos nas reuniões de trabalho com o Sindicato e não nos afastaremos deste propósito enquanto estiver mantida a normalidade nas escolas. Fora desta normalidade significa interrupção de diálogo e, portanto, o cessar dos compromissos assumidos, e punição para quem paralisar", afirmou.

Com relação às reivindicações dos professos, Valente acrescentou que o mais complicado é a questão do plano de saúde, mas as demais reivindicações estão em andamento "Todo processo tem um tempo para ser aprovado, alguns mais rápidos, outros mais lentos. É nosso dever fazer valer o direito deles tirarem a licença, mas tecnicamente isso no momento não é possível, existem muitos casos de professores com problemas de saúde, e nós não temos como substituí-los" destacou.

CURSO DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS EM POLÍTICAS URBANAS COMEÇA DIA 10 DE OUTUBRO

A abertura do Curso de Formação de Lideranças Populares em Políticas Urbanas acontecerá no próximo dia 10 de outubro, às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Uberlândia. As inscrições podem ser feitas até o dia 06 no site da entidade (http://www.movimentocidadefutura.org.br/cursolideranca.htm) ou na Escola de Extensão/Proex/UFU, localizada na avenida João Naves de Ávila, 2121, Bloco B, Sala 1B-212, campus Santa Mônica. A ficha de inscrição está disponível no site da entidade. É só preencher e enviar para cidadeeducadora@procidadefutura.org.br ou movimentocidadefutura@gmail.com

O curso faz parte do Programa Cidade Educadora e é realizado pelo Instituto Pró Cidade Futura, em parceria com Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Central de Movimentos Populares – CMP e o Fórum Uberlandense de Políticas Urbanas.

Segundo Frank Barroso, coordenador do Movimento Cidade Futura, o curso tem a perspectiva de suprir a ausência de possibilidades educadoras efetivas para o exercício pleno da cidadania na esfera pública, principalmente na intervenção no processo de gestão da cidade. "Dessa forma, como um dos indicadores, a meta é qualificar a participação popular nos organismos municipais (conselhos, audiências públicas, fóruns, movimentos sociais), além de ajudar a despertar o surgimento de novas lideranças populares", frisa.

AMIZADE

Encontrei este texto no Blog do Ricardo Kotcho e resolvi reproduzí-lo aqui como homenagem a todos os meus amigos e às pessoas que consideram seus amigos e valorizam uma boa amizade.

Um jovem recém casado estava sentado num sofá num dia quente e úmido,
bebericando chá gelado durante uma visita ao seu pai.
Ao conversarem sobre a vida, o casamento, as responsabilidades da vida, as obrigações da pessoa adulta, o pai remexia pensativamente os cubos de gelo no seu copo e lançou um olhar claro e sóbrio para seu filho.
_ Nunca esqueça de seus amigos!, aconselhou. Serão mais importantes na medida em que você envelhecer.
Independentemente do quanto você ame sua família, os filhos que porventura vier a ter, você sempre precisará de amigos.
Lembre-se de ocasionalmente ir a lugares com eles; faça coisa com eles; telefone para eles…
Que estranho conselho!, pensou o jovem.
Acabo de ingressar no mundo dos casados. Sou adulto. Com certeza minha esposa e família que inciaremos serão tudo que necessito para dar sentido à minha vida!
Contudo, ele obedeceu ao pai.
Manteve o contato com seus amigos e anualmente aumentava o número deles.
Na medida em que os anos se passavam, ele foi compreendendo que seu pai sabia do que falava.
Conforme o tempo e a natureza realizam suas mudanças e mistérios sobre um homem, amigos são baluartes de sua vida.
Passados mais de 40 anos, eis o que ele aprendeu:
O Tempo passa.
A vida Acontece.
A distância separa.
As crianças crescem.
Os empregos vão e vêm.
O amor fica mais frouxo.
As pessoas não fazem o que deveriam fazer.
O coração se rompe.
Os pais morrem.
Os colegas esquecem os favores.
As carreiras terminam.
Mas… os verdadeiros amigos estão lá, não importa quanto tempo e quantos quilômetros estão entre a gente.
Um amigo nunca está mais distante do que o alcance de uma necessidade, torcendo pela gente, intervindo em nosso favor, e esperando de braços abertos, abençoando a nossa vida!
Quando iniciamos esta aventura chamada vida, não sabíamos das incríveis alegrias ou tristrezas que estavam adiante.
Nem sabíamos o quanto precisaríamos uns dos outros.
Remeta este texto a todos os camigos que ajudam a dar sentido à sua vida.
É o que estou fazendo.
Meu pai morreu antes de poder me dar estes conselhos. Aprendi sozinho o valor da amizade. Por isso, convido os leitores a participarem desta corrente contando também as suas histórias de amigos e amizades.

CÂMARA APROVA REFAZ III

Foi aprovado ontem (25/09) o projeto de lei complementar nº 96/2008, que institui o terceiro Programa de Recuperação de Créditos Tributários e Não-Tributários do Distrito Federal (REFAZ III). O programa concede descontos nos juros de mora e multas decorrentes de atraso no pagamento, variando de 35% a 90%, a depender da data da regularização.

De acordo com o projeto, o benefício atingirá os inadimplentes dos seguintes tributos: IPTU, IPVA, ICM, ICMS, multas do Detran (exceto as de natureza gravíssima), dentre outros.
Também foram aprovadas três emendas de segundo turno. Entre elas a que concede remissão de multas de trânsito contra os veículos dos extintos Sistema de Transporte Público Alternativo (STPA) e Sistema de Transporte Público Alternativo de Condomínios (STPAC).

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL SAI DO CENTRO DO PODER

Esta história de exploração sexual de crianças no centro de Brasília deixou muito gente indignada e as autoridades incomodadas, afinal, tudo estava acontecendo no centro da cidade que abriga os poderes do país, por onde passam as pessoas que se dirigem aos ministérios, aos tribunais, aos palácios, ao congresso nacional. Para onde se dirigem pessoas comuns e logicamente ministros, parlamentares, juízes, generais, bispos, enfim, a nata do poder público.

Tavez por isso, o Governo do Distrito Federal tenha sido tão rápido em tomar uma providência em relação ao assunto: depois de reunião a portas fechadas com o governador, o secretário de governo José Humberto a secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), Eliana Pedrosa, e o secretário de Segurança Pública do DF, Walmir Lemos, anunciaram quatro medidas emergenciais para o combate a exploração infantil na Rodoviária do Plano Piloto.

A primeira providência anunciada ficará concentrada no edifício Touring, no Setor de Diversões Sul. Lá trabalharão sete equipes com seis servidores. Essas equipes agirão no combate a exploração e na retirada de crianças e adolescentes do local, que devem ser levados para abrigos do governo.

Também será criada uma subadministração da área central de Brasília que ficará sob a coordenação do coronel da Polícia Militar Pedro Paulo Teixeira Gomes. A subadministração será responsável pela segurança da região.

Outra decisão anunciada foi a criação e veiculação de uma campanha para conscientizar a população, que será elaborada com o lema: “Não dê esmola e não estimule o trabalho infantil”.

A última providência emergencial será uma reforma da rodoviária, para este primeiro momento serão reformados os pontos críticos, mas outra obra estrutural e mais completa também será planejada.

São providências paliativas e inocuas no combate ao problema. Pode-se dizer que tudo não passa de uma maquiagem para disfarçar esta mancha que suja a hostória da capital. Porque está combatendo este crime e esta vergonha apenas no local onde foi descoberta, possivelmente isto está acontecendo também em outros locais do Distrito Federal, além disso, as crianças e os criminosos podem continuar agindo, mudando apenas de lugar onde se encontram.

O GDF pode estar apenas afastando o problema do centro, mas ainda não está combatendo a prostituição infantil como deveria.

O julgamento popular do presidente Lula


Contra tudo e contra todos - sociólogos, professores, cientistas políticos, comentaristas e articulistas de nossa mídia, e contra ela mesmo, enfim contra todos que combateram e crucificaram a ferro e fogo os programas sociais do governo Lula, sai agora o veredicto final, uma bela resposta na forma de pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes - CNT/Sensus divulgada ontem.
Nada menos que 75,3% dos brasileiros disseram sim, votariam nos candidatos do governo (leia as duas notas abaixo) para a continuidade dos programas sociais, contra apenas 13,6% que responderam negativamente.A mesma pesquisa CNT/Sensus amplia o recorde de popularidade do presidente Lula em relação aos levantamentos de opinião pública anteriores: a aprovação ao presidente da República saltou de 68% segundo os últimos, e até recentes levantamentos, para 77,7% agora. É o maior índice de aprovação a um presidente em toda a história republicana do país.

LULA BATE RECORD DE APROVAÇÃO

A pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira (22) mostra que a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atinge 68,8%, 11,3 pontos percentuais a mais que na pesquisa de abril deste ano. A avaliação positiva é recorde para toda série histórica da pesquisa, que começou a ser realizada em 1998.

Segundo os dados, apenas 6,8% dos entrevistados consideram o governo Lula negativo.
A pesquisa revela, ainda, que para 23,2% das pessoas ouvidas, o governo Lula é regular. A avaliação pessoal do presidente também subiu em relação ao último levantamento e chegou a 77,7%. Em abril, esse percentual era de 69,3%. A aprovação é a maior desde julho de 2003, ano do primeiro mandato de Lula. Apenas 16,6% dos entrevistados disseram desaprovar pessoalmente o presidente. Outros 5,7% não responderam.

A série histórica da pesquisa – realizada desde julho de 1998 - mostra que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nunca conseguiu manter a rejeição a seu governo abaixo do 23%.

A pesquisa foi realizada entre 15 e 19 de setembro. Foram ouvidas 2.000 pessoas em 136 municípios de 24 estados. A margem de erro é de três pontos percentuais.

FILIPPELLI ACHA POSSIVEL UMA ALIANÇA PT/PMDB NO DF

Em entrevista ao jornal Hoje Em Dia, publicada neste domingo (21), o deputado federal Tadeu Filippelli, defende que uma aliança entre petistas e pemedebistas para governador do Distrito Federal em 2010 seria "uma manifestação de carinho e respeito ao país", e uma consequência do bom relacionamento dos dois partidos no apoio ao presidente Lula nacionalmente. Mas não se sabe, nem ele deixa ver na entrevista, se esta é também a opinião do ex-senador Joaquim Roriz.
Homem de confiança de Roriz, diz que "seria uma ingenuidade e uma falta de juizo dispensar a participação do ex-governador em qualquer tipo de articulação que seja feita para as eleições de 2010". Ele acha que as ações de Arruda nas cidades-satélites emonstram que ele é candidatíssimo e está em campanha. Critica o governdor Arruda quanto às demissões que fez no inicio do governo sob alegação de que havia um rombo R$ 700 milhões e diz que a nomeação de Valdivino Oliveira foi para acertar as contas do GDF "numa confissão de incapacidade de gestão do atual governo".

O QUE ACONTECEU SEMANA PASSADA NA CÂMARA LEGISLATIVA DO DF

A semana passada na Câmara Legislativa do DF foi movimentada com a discussão e aprovação de várias matérias de interesse da população. A seguir alguns dos temas abordados e votados pelos deputados:

CPI dos Cemitérios - Ao final de 146 dias de trabalho, 24 reuniões e 11 diligências, entre outras tarefas realizadas, a CPI dos Cemitérios chegou ao fim com a leitura e votação do relatório final, que propõe o indiciamento de oito pessoas. Nas 188 páginas, além dos anexos, o relator, deputado Benício Tavares (PMDB), fez um resumo da atuação da comissão, abordando a situação dos cemitérios e dos serviços funerários.

A deputada Erika Kokay (PT) apresentou voto em separado - com críticas ao “término precoce” da CPI e com número maior de propostas de indiciamento -, mas teve sua proposta vencida. Ambos os documentos serão enviados ao Ministério Público, Polícia Civil e Tribunal de Contas, que darão continuidade às investigações.

CPI da Gautama–Os deputados da CPI da Gautama pretendem tomar novo depoimento de Herberth Gualberto de Sousa, executor do contrato na Secretaria de Agricultura, e Júlio de Castro Cavalcanti, advogado que opinou favoravelmente aos pleitos da empresa.

Orçamento-A mensagem do governador contendo o projeto do Orçamento do Distrito Federal para 2009 foi recebida pelos deputados Wilson Lima (PR), primeiro secretário da Câmara Legislativa, Berinaldo Pontes (PP) e pelo secretário-geral da CLDF, Arlécio Gazal. A proposição foi entregue pelo secretário de Planejamento do DF, Ricardo Penna.

Plenário Os deputados distritais aprovaram, em segundo turno, crédito suplementar ao Orçamento do DF de R$ 240 milhões, e crédito adicional de R$ 54, 5 milhões, que deverão ser destinados a financiamentos do Pró-DF.

ComissõesOs membros da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) aprovaram o Projeto de Lei 288/07 - de autoria de Cabo Patrício (PT) - que determina o envio do detalhamento do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) à Câmara Legislativa. As informações devem ser apresentadas pelo GDF 45 dias antes de seu envio ao Governo Federal para discussão em audiência pública na Casa.

A Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) aprovou o Projeto de Lei Complementar 81/2008 que cria o Setor Habitacional Sol Nascente e, dentro dele, a Área de Regularização de Interesse Social (ARIS) Pôr do Sol, ambos localizados na Ceilândia. Os membros da CAF aprovaram também a divulgação na Internet do cadastro das pessoas inscritas no extinto Instituto de Desenvolvimento Habitacional do Distrito federal (IDHAB). Na reunião, foram aprovados mais 15 projetos de lei e 65 indicações de parlamentares.

Audiência Pública - As dificuldades dos Centros Interescolares de Línguas (CILs) do Distrito Federal foram o tema de audiência pública realizada no plenário da Câmara Legislativa. A iniciativa foi do deputado Chico Leite (PT), depois de ter sido procurado por professores, pais e alunos preocupados com a situação. O evento lotou o plenário e a galeria da Casa.
Sessão Solene - Por iniciativa do deputado Raimundo Ribeiro (PSL), a Câmara Legislativa realizou sessão solene alusiva à Semana de Prevenção ao Uso indevido de Drogas no Distrito Federal.
Marco Túlio Alencar - Coordenadoria de Comunicação Social

MAGELA QUER UNIDADE DO PARTIDO

O deputado federal Geraldo Magela disse que neste momento está empenhado em construir a unidade do PT no Distrito Federal e em prepará-lo para eleger o substituto (ou substituta) do presidente Lula e ganhar as eleições no DF.

A declaração foi feita diante de lideranças de outros partidos políticos, militantes de várias tendências do PT e apoiadores , numa plenária de avaliação do mandato do deputado, onde prestou contas das ações desta legislatura e também comentou sobre o quadro da política local e das perspectivas para as eleições de 2010..“Essa plenária será lembrada como a plenária que teve o intuito de unificar o PT e os demais partidos de esquerda no DF”, externou Magela.

O ex-ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, presente ao evento lembrou a importância das forças políticas de esquerda se unirem e utilizarem melhor o espaço do Congresso Nacional. “Temos de reforçar nossos mandatos que são nossas tribunas e dizer à população que as verbas que Magela traz para o DF vêm do Governo Federal e não são investimentos do GDF”, ressaltou Agnelo.

Quanto à sua vinda para o PT, Agnelo agradeceu a militância petista. “Fui muito bem recebido pelos companheiros do partido e na nossa longa jornada de lutas me coloco como um saldado, não sou candidato de mim mesmo, estou à disposição do meu partido em defesa da nossa unidade”, concluiu Agnelo. Ao final Magela reiterou aos participantes a importância da discussão em torno do fortalecimento do PT nas suas bases. “Saímos de um processo de disputa interna muito difícil, mas agora é hora do partido se preparar para momentos muito importantes, que é, primeiramente, garantir a sucessão do presidente Lula”.

Magela também reconhece a força dos adversários políticos no DF, porém está convencido que é possível vencer as eleições em 2010. “Além de unificarmos o PT, precisamos ampliar o leque de alianças com os partidos de esquerda e centro-esquerda do DF e nos aproximarmos também do PMDB que é fiel ao presidente Lula. Com o PT unido e determinado, não tem adversário que nos vença”, finaliza Magela.

Erika Kokay apresenta voto em separado na CPI dos Cemitérios

Após cinco meses de trabalho, com 24 reuniões, 11 diligências e vários depoimentos, a CPI dos Cemitérios, como ficou conhecida, encerra seus trabalhos, de forma prematura, causando fortes danos à imagem pública da Câmara Legislativa junto à população, por ter deixado um vazio em suas conclusões, recomendações e indiciamentos, contradizendo as apurações e o próprio conteúdo do relatório apresentado, quebrando compromisso de encaminhamento de responsabilizações e soluções administrativas e legais eficazes de modo a restabelecer a necessária gestão pública transparente e de qualidade sobre a administração dos cemitérios e dos serviços funerários, abolindo a exploração econômica e sentimental da população através do chamado “mercado da morte”.
Por discordar de parte do voto do Relator, a Deputada Erika Kokay (PT) apresentou voto em separado contendo resumidamente os seguintes tópicos principais:

I - EM RELAÇÃO AO PRAZO DA CPI

1 – Enceramento antecipado e prematuro da CPI com a não efetivação de 12 requerimentos de convocação aprovados, em especial para ouvir os Senhores Gustavo Ribeiro, ex-secretário de Ação Social (atual SEDEST), à época da licitação e assinatura do contrato de concessão à empresa Campo da Esperança, Elmar Luiz Koenigkan, ex-presidente da Novacap, empresa que promoveu a licitação, Ruither Jacques San Filippo, chefe da unidade de Gestão Administrativa da SEDEST, e ex-gerentes dos cemitérios de Brasília (Campo da Esperança), Taguatinga e Gama, onde ocorreram graves irregularidades, bem como 6 requerimentos de informações solicitados, mas não atendidos e analisados, o que prejudicou a apuração completa dos fatos.

II - EM RELAÇÃO AO PROCESSO LICITATÓRIO

2 – Constatação de graves irregularidades no processo de licitação da concessão dos serviços de cemitérios que implicam em anulação do contrato, no qual se constatou:
a) inexistência de projeto básico;
b) desprezo pelo critério técnico;
c) não realização de audiência pública prévia;
d) falta de indicação de metas e outras condições para adequada prestação dos serviços.

III - EM RELAÇÃO À ADMISTRAÇÃO DOS CEMITÉRIOS

1 – Constatação de graves irregularidades na execução do contrato de concessão, o que, por si só, justificam a declaração de caducidade do contrato, sem qualquer indenização, além de ter ocorrido violação do Edital de Licitação com continuidade irregular do contrato mesmo após a alteração contratual da empresa Campo da Esperança com a retirada da empresa Dinâmica, o que, por si só, anula o contrato.
2 – Remoção irregular de restos mortais (sem conhecimentos das respectivas famílias), desaparecimento de ossadas humanas e destruição de covas rasas.
3 – Não cumprimento pela empresa Campo da Esperança do Plano de Metas e do Plano de Investimentos acordados no contrato de concessão, causando enormes prejuízos à administração dos cemitérios com má prestação dos respectivos serviços à população.
4 – Necessidade de ruptura do contrato de concessão e restabelecimento da administração estatal com estrutura administrativa e financeira compatível com a importância, a responsabilidade pública e a natureza desses serviços essenciais. Nesse sentido, no voto em separado a Deputada Erika Kokay (PT) apresenta proposta anexa de Projeto de Lei criando Autarquia específica para administrar, com exclusividade pelo Estado, os serviços dos cemitérios e ofertar, sem exclusividade pelo Estado, serviços funerários, permitindo, entretanto, a oferta de serviços funerários privados.

IV - EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS FUNERÁRIOS

1 – Constatação de irregularidades no setor funerário como informalidade, sonegação, tráfico de influência, inclusive em hospitais, mercantilização da morte, altos preços praticados e não publicização adequada dos tipos de serviços, além de vários outros abusos, desmandos e ilegalidades, afrontando o interesse público, com graves prejuízos à população, inclusive colocando em risco a própria saúde pública.

V - EM RELAÇÃO ÀS RECOMENDAÇÕES

1 – Declaração da caducidade do contrato de concessão à empresa Campo da Esperança.
2 – Intervenção do Estado moralizando a gestão, abolindo o chamado “mercado da morte” e preservando o interesse público e a prestação dos serviços com qualidade, transparência e custos compatíveis à população.
3 – Instauração de procedimentos administrativos para apuração das irregularidades e responsabilização dos agentes públicos responsáveis pelas irregularidades constatadas.
4 – Declaração da empresa Campo da Esperança como inidônea.
5 – Definição de novas áreas para funcionamento de cemitérios públicos.
6 – Nova regulação e definição de nova licitação dos serviços funerários, com maior controle pelo Estado e também oferta de serviços funerários públicos, mediante a criação de Autarquia específica, conforme proposta de Projeto de Lei em anexo.
7 – Atribuição à Polícia Civil do registro das remoções irregulares de restos mortais (sem conhecimentos das respectivas famílias).
8 – Fiscalização rigorosa do uso de poços artesianos profundos.
9 - Instituição de Código de Ética Pública de Conduta para os servidores públicos, a começar pela conduta dos secretários de Estado e seus auxiliares imediatos.

VI - EM RELAÇÃO AOS INDICIAMENTOS

Em razão dos ilícitos administrativos e penais constatados pela CPI e relacionados no voto em separado, sugere-se também, tendo em conta as suas respectivas responsabilidades nas irregularidades verificadas, o indiciamento das seguintes pessoas, além das que constam no relatório do Relator:
1 – Francisco Moacir Pinto Filho, diretor presidente da empresa Campo da Esperança.
2 – Rodrigo Pinto Macedo, diretor administrativo da empresa Campo da Esperança.
3 – Ruither Jacques San Filippo, chefe da unidade de Gestão Administrativa da SEDEST.
4 – José Carlos Moraes Nunes Júnior, policial civil.
5 – Gustavo Ribeiro, ex-secretário de Ação Social.

Brasília, 16 de setembro de 2008
Assessoria de Imprensa do Gabinete da Deputada Erika Kokay (PT)

LEI ORGÂNICA DO DF COMPLETA 15 ANOS

A Lei Orgânica do Distrito Federal completou 15 anos no dia 16 de setembro mas a maioria da população não a conhece e nem sabe para que serve.
A Lei orgânica é considerada pelos segmentos organizados da sociedade brasiliense como um documento fundamental para a vida política e institucional do DF. No entanto, pesquisas feitas pela CLDF indicam que 76% da população desconhecem o seu conteúdo e, ainda, 48% não sabem a finalidade da lei. Um dos desafios da Câmara Legislativa é criar mecanismos e fatos que possam quebrar essa barreira e tornar a Lei Orgânica um documento conhecido e entendido pela população local.

PT lidera rankin de aprovação popular

12 de Setembro de 2008


Depois de emplacar nada menos do que 27 parlamentares entre os “cabeças” do Congresso Nacional - conforme a lista do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) - de ser o principal protagonista da “onda vermelha”, a vitória nas eleições municipais de 5 de outubro, com o maior número de candidatos à frente das pesquisas, o PT constata agora ter entre seus quadros os prefeitos mais bem avaliados pela população, segundo pesquisa Datafolha.Das oito capitais pesquisadas pelo Instituto, três são comandadas por petistas: Fernando Pimentel (Belo Horizonte) em 2º com nota 7,6; João Paulo (Recife) em 3º com 7,3; e Luizianne Lins (Fortaleza) em 4º lugar com 6,4. O 1º lugar é do tucano Beto Richa, prefeito de Curitiba e uma exceção - é o único representante do PSDB na lista.O ex-PFL, hoje DEMO, assim como na campanha eleitoral para o pleito de 5 de outubro, está em baixa entre os eleitores. A avaliação de seus prefeitos é uma tragédia. Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo e candidato a reeleição - pelo partido, com apoio de parte do PSDB - está em 6º lugar com nota 5,7.O DEMO tem, também, o "lanterninha" nesse ranking, o prefeito do Rio, César Maia, em 8º lugar, com vergonhosos 4,5 pontos. Só para dar idéia, leitores, enquanto Pimentel, de BH, é aprovado por 75% da população, o índice de Kassab é de 45% e o do prefeito carioca é de míseros 26%!A avaliação tem impacto na sucessão municipal. Em BH, por exemplo, Pimentel apóia o candidato Márcio Lacerda (PSB), que lidera as intenções de voto com 42% da preferência dos mineiros.João Paulo, com 45% de aprovação, apóia João da Costa, do PT, na capital pernambucana.E Luizianne Lins tem 44% dos votos em Fortaleza. Realmente, com essa forte aprovação popular a “onda vermelha” petista se confirma a cada dia.
José Dirceu

Se eu morrer antes de você

Chico Xavier

Se eu morrer antes de você, faça-me um favor:Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado.
Se não quiser chorar, não chore.
Se não conseguir chorar, não se preocupe.Se tiver vontade de rir, ria.
Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão.
Se me elogiarem demais, corrija o exagero.
Se me criticarem demais, defenda-me.
Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam.
Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo.
Espero estar com Ele o suficiente para continuar sendo útil a você, lá onde estiver.
E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase:"Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus !"Aí, então, derrame uma lágrima.Eu não estarei presente para enxugá-la, mas não faz mal.Outros amigos farão isso no meu lugar.E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no céu.
Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha na direção de Deus.Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele.
E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que aqui Ele nos preparou.
Você acredita nessas coisas ?Então ore para que nós vivamos como quem sabe que vai morrer um dia, e que morramos como quem soube viver direito.
Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo.
Mas, se eu morrer antes de você, acho que não vou estranhar o céu...
"Ser seu amigo... Já é um pedaço dele!"

DEPUTADO CABO PATRICIO (PT) TENTA SALVAR CPI DA GAUTAMA

O deputado Cabo Patrício, lider da bancada do PT na Câmara Legislativa, está fazendo um esforço grande, mas solitário, para salvar a CPI da Gautama de um fracasso que está sendo construído pelos deputados da base governista. Patrício afirmou, entre outras considerações, "ter havido uma clara e promíscua relação entre a Gautama e o governo do DF anterior e o atual, conforme se pode constatar pelas agendas apreendidas no escritório da empresa".
É para evitar a pizza que o deputado Cabo Patrício propôs aos membros da CPI tomar novo depoimento de Herberth Gualberto de Sousa, executor do contrato na Secretaria de Agricultura, e Júlio de Castro Cavalcanti, advogado que opinou favoravelmente aos pleitos da empresa. Ele justificou a oitiva ante a necessidade de esclarecer informações surgidas com a análise das agendas recebidas do STJ e dos dados bancários recebidos pela comissão.
Mas na abertura dos trabalhos da reuião da comissão ocorrida ontem (15/09), o relator da CPI, deputado Brunelli (DEM), avaliou que a falta de condições materiais para trabalharem as informações recebidas do STJ e resultantes da quebra do sigilo bancário vai frustrar a apresentação do relatório e do número de pessoas que poderão ser indiciadas.
Brunelli advertiu que "evidências não são provas" e que ele não "quer a injustiça em sua biografia". Mas Patrício foi contundente ao afirmar que "não tem dúvidas de que houve um esquema para fraudar os cofres públicos" e que não são meros indícios, mas indícios muito fortes. Cobrado pelo deputado Patrício por não ter agendado a oitiva de algumas pessoas, mesmo tendo a comissão aprovado os requerimentos de convocação, o deputado Bispo Renato (PR), presidente da CPI, disse que não há qualquer cerceamento às oitivas requeridas por ele.
Cabo Patrício disse que se não se concentrarem nos alvos principais, o relatório vai acabar propondo o indiciamento "de bagrinhos e deixando fora os jaús para continuarem fazendo maracutaias".

LULA É APROVADO EM TODOS OS SEGMENTOS

Pela 1ª vez, Lula é aprovado por todos segmentos sociais Avaliação positiva do presidente passa de 50% até entre os mais ricos e escolarizados.
Pesquisa Datafolha mostra que 64% dos brasileiros consideram o governo ótimo ou bom, recorde depois da redemocratização. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quebrou o seu próprio recorde de avaliação positiva.Lula também acaba de obter, pela primeira vez, a aprovação da maioria absoluta da população brasileira em todos os segmentos sociais, econômicos e geográficos do país.Segundo pesquisa Datafolha finalizada ontem, 64% da população brasileira considera o governo Lula ótimo ou bom. O recorde anterior já colocava Lula na frente de todos os presidentes eleitos após a redemocratização -55% de aprovação registrados em março passado.O levantamento revela também que a popularidade de Lula acaba de vencer a resistência de segmentos socioeconômicos específicos que mantinham, entre eles, o índice de aprovação abaixo de 50%.Pela primeira vez, Lula tem o apoio da maioria no Sudeste, nas regiões metropolitanas, entre os que têm curso superior e entre os vivem em famílias com renda familiar mensal superior a dez salários mínimos.Entre a pesquisa realizada em março e agora, houve um salto a favor de Lula de 14 pontos percentuais entre os brasileiros mais ricos. Hoje, 57% dos que vivem em famílias que ganham R$ 4.150,00 ou mais por mês aprovam seu governo.Lula também conquistou pela primeira vez a maioria no Sudeste: 57% o aprovam, dez pontos acima da última pesquisa. Há alguns anos Lula também só tinha a maioria ao seu lado em regiões do interior. Agora, 57% dos moradores das regiões metropolitanas o aprovam.Por fim, Lula também venceu a barreira entre os mais escolarizados. Em março, 47% dos brasileiros com curso superior consideravam seu governo ótimo/bom. Agora, são 55%.Os resultados da pesquisa coincidem com a divulgação, anteontem, de um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 6% no primeiro semestre do ano. Nesse bom resultado, houve uma significativa participação do consumo das famílias brasileiras, que cresceu 6,7% (a 19ª alta seguida) apoiado em aumentos da renda.A expressiva avaliação de Lula aparece também no momento em que a inflação começa a ceder depois de ter atingido um pico neste ano, há três meses.Coincide ainda com a participação pessoal ou do nome de Lula em várias campanhas municipais, além de grande exposição do presidente nos últimos dias por conta do início (ainda que simbólico) da produção de petróleo nas recém-descobertas reservas do pré-sal."A pesquisa mostra que Lula vem quebrando resistências, especialmente entre os principais segmentos da classe média, o que é muito significativo", afirma o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino.Na pesquisa, o Datafolha ouviu 2.981 pessoas maiores de 16 anos em 212 municípios do país entre os dias 8 e 11 de setembro. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou menos.Além de ter ultrapassado barreiras, o levantamento revela que Lula também ampliou de maneira significativa o reforço à sua popularidade entre os que já o apoiavam.No Nordeste, por exemplo, região que sempre deu os melhores índices de popularidade a Lula, sua avaliação subiu mais sete pontos. Hoje, 3 entre cada 4 nordestinos o apóiam.Houve ainda um salto de oito pontos percentuais a favor do presidente entre os mais pobres, com renda familiar até cinco salários mínimos. Atualmente, 65% desses brasileiros avaliam Lula positivamente.
FOLHA DE SÃO PAULO, 12/09/2008

sinopse das notícias veiculadas nos principais meios de comunicação do Brasil.

Brasília, quinta-feira 11 de setembro de 2008

NACIONAIS:

- Investimento puxa alta de 6,1% no PIB. A força da economia brasileira surpreendeu os analistas e o PIB cresceu 6,1% no segundo trimestre de 2008, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados ontem pelo IBGE. O resultado ficou acima da maioria das previsões; (1)
- Crescimento firme. A economia brasileira manteve um firme crescimento no segundo trimestre, apesar da crise internacional, da menor expansão das potências do mundo rico e do aumento de juros; (1)
- Indústria química. Apesar da queda de 5,7% em volume em relação ao mês anterior, a importação de produtos químicos em agosto registrou o recorde de US$ 3,6 bilhões, alta de 2,4%, reflexo do aumento dos preços no mercado internacional. No ano, as importações já somam US$ 22,7 bilhões; (1)
- Mercado imobiliário: caderno valoriza setor em crescimento. A indústria da construção civil vive um momento ímpar no País. A contar pelo número de lançamentos, esse setor ganhou status de um dos mais importantes do País. Só nos seis primeiros meses do ano, o Estado de São Paulo, por exemplo, registrou 16,5 mil lançamentos imobiliários. Em todo o País, o segmento criou 229 mil novos empregos; (1)
- Petrobras tem novo supercampo. A Petrobras informou que o campo de Iara, localizado na Bacia de Santos, tem reservas de até 4 bilhões de barris de petróleo e gás do tipo mais valorizado. Só o Campo de Tupi é maior; (1)
- Comércio deve oferecer 113 mil vagas temporárias em todo o país no Natal, 8% a mais que em 2007; (3)
- Bovespa reage e fecha com alta de 2,47%, apesar da crise externa; (3)
- 537 mil podem receber o PIS-Pasep; (5)
- Justiça bloqueia fazenda e garante dívidas da Vasp. O pagamento de metade da dívida que a Vasp tem com seus ex-funcionários já está garantido. A Justiça do Trabalho determinou o bloqueio dos bens da Agropecuária Vale do Araguaia, de propriedade do ex-controlador da companhia aérea, Wagner Canhedo - e da decisão não cabe mais recurso. A empresa é dona da Fazenda Piratininga, um enorme complexo agropecuário de 135 mil hectares ao norte de Goiás avaliado em R$ 421 milhões; (1)
- Justiça bloqueia fundo de Dantas. A Justiça Federal de SP ordenou bloqueio de fundo de investimentos de R$535,8 milhões de Daniel Dantas e outras quatro pessoas. O Coaf considerou operações do Grupo Opportunity, de Dantas, "irregulares no mercado financeiro", relata Lílian Christofoletti. Diretor de departamento da Abin afirmou em CPI que 52 agentes trabalharam com a PF na operação que prendeu Dantas; (1)
- 'Tropa de choque' do PCC é solta por decisão do STF. Nove membros da 'tropa de choque' do PCC obtiveram habeas corpus no STF e vão deixar a cadeia, informa o repórter Marcelo Godoy. Presos há quatro anos, eles não foram julgados. O processo atrasou por falta de escolta policial para levá-los para a audiência judiciais. (1)

POLITICAS:

- Lula quer vice do PMDB para Dilma. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está empenhado na indicação de um vice do PMDB para a chapa de sua candidata preferida à Presidência, Dilma Rousseff; (1)
- Lula defende aumento do juro pelo controle da inflação; (2)
- Lula pede voto a candidato do PT no Recife; (2)
- Lula diz que é preciso garantir acesso à educação a ricos e pobres. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (10/09) que pretende criar um novo paradigma para a educação brasileira. Lula disse que quer garantir a todas as pessoas, ricas ou pobres, o acesso ao ensino; (3)
- Kassab empata com Alckmin e Marta lidera, diz Datafolha. Empate técnico entre Alckmin, entre 24% e 22%, e Kassab, com 18%. Marta lidera com 40%; (2)
- Tropas iniciam operação eleição. Começa hoje a ocupação militar itinerante de 27 comunidades onde as eleições estão ameaçadas pela milícia ou pelo tráfico; (1)
- No Senado: Pizza à Efraim sai do forno. Corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP) nada viu que pudesse comprometer o colega Efraim Morais (DEM-PB); (1)
- CCJ do Senado aprova projeto que restringe uso de grampo. Prazo para escutas telefônicas não poderá exceder 360 dias, e pena para grampo ilegal será de até cinco anos; (2)
- Parlamentares resistem à decisão do STF de demitir parentes. (5)

ESPORTES:

- Brasil volta a jogar mal e apenas empata no Rio Apática, a seleção brasileira não conseguiu tirar o placar do 0 x 0, deixando de se impor diante da fraca equipe da Bolívia, nesta quarta-feira, no Engenhão; (3)
- PALMEIRAS - Vanderlei Luxemburgo testa ataque com Diego Souza e Lenny. Treinador não poderá contar com os atacantes Kléber e Alex Mineiro no jogo de domingo contra o Cruzeiro; (2)
- Peru empata no fim e Argentina cede 2.º lugar ao Brasil; (2)
- Estados Unidos e México vencem nas Eliminatórias; (2)
- Portugal leva virada no fim e perde para a Dinamarca. Portugueses venciam confronto até os cinco minutos finais, mas levaram dois gols e foram superados por 3 a 2. (2)

INTERNACIONAIS:

- Oposição boliviana explode gasoduto. A tensão entre o governo de Evo Morales e a oposição boliviana cresceu após a explosão de um gasoduto, causada por manifestantes. A ação, chamada de "terrorista" pela estatal YPFB, cortou 10% do gás para o Brasil. Para o Itamaraty, Evo não age porque não tem apoio dos militares; (1)
- Evo pede expulsão de embaixador americano na Bolívia. Philip Goldberg é acusado pelo presidente boliviano de 'conspirar contra a democracia' e buscar separatismo; (2)
- Bill Clinton fará campanha para Barack Obama. Ex-presidente deve participar de comícios políticos na Flórida no próximo dia 29 de setembro. (2)

BRASÍLIA/DF:

- Ministério Público recomenda que UnB suspenda eleição para reitor; (2)
- Secretaria de Saúde precisa vacinar mais de 250 mil brasilienses para cumprir meta. Com dois dias para o fim da campanha de vacinação contra a rubéola, a expectativa da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) de imunizar 910.853 pessoas está longe de ser cumprida. Até o início desta semana, o dado da SES/DF mostrava que 665.901 pessoas foram vacinadas em um mês de campanha; (2)
- Condomínio do Lago Sul e 305 Norte ficam sem energia nesta Quinta; (3)
- DF refinancia dívida e reduz taxas para incentivar crescimento e emprego; (3)
- GDF deve investir R$ 150 milhões no Pró-DF até 2010; (3)
- Saúde abre mais uma seleção para contratar temporários, com 395 vagas; (3)
- O tempo em Brasília ficará entre 16º a 32º. Sol com algumas nuves. Não chove. (3)

Candidato a Governador Será Escolhido em 2009

O diretório do PT decidiu na noite de segunda- feira (08) , que o candidato do partido a governador do Distrito Federal deverá ser escolhido até junho de 2009. A decisão só será tomada após uma ampla discussão programática com os diretórios zonais, com os setoriais, com os núcleos de base, com a militância organizada no partido e nos movimentos sociais.
A idéia, que está colocada nos documentos aprovados pela direção do partido, é defender um programa que lute pela desprivatização do GDF com a recuperação dos serviços públicos e, conseqüentemente, com o combate à desigualdade social. Para isso, o PT defende o retorno de programas como Saúde em Casa, Orçamento Participativo, um Plano Diretor de Transporte Urbanos dentre outras iniciativas que são bandeiras antigas do partido testadas ou não no governo do PT.
A agenda do PT, aprovada para que o partido chegue ao nome do candidato a governador prevê ainda a avaliação das eleições do Entorno, a realização de um seminário de planejamento, um encontro com os movimentos sociais e mais um seminário para planejar táticas eleitorais.
Na reunião do diretório de segunda-feira foi debatido, também, os encaminhamentos das resoluções do seminário de planejamento realizado em maio e as pendências do PED de 2007.

IMPASSE NAS PENDÊNCIAS DO PED

As cidades de Ceilândia, Taguatinga, Recanto das Emas e Candangolândia continuam sem direções zonais porque o diretório decidiu na noite de segunda-feira prorrogar por mais 15 dias as discussões sobre o relatório da Comissão Regional, criada para encontrar uma solução política
para o impasse.
A proposta básica da comissão é a de criação de comissões provisórias para conduzir as zonais em questão até o próximo PED que deverá acontecer no ano que vem, mas as forças políticas presentes preferiram acatar apenas o primeiro item do encaminhamento que diz que as propostas “sejam discutidas e compartilhadas com as forças políticas organizadas nas cidades”.
As forças políticas têm uma tarefa muito grande nos próximos 15 dias que é a de equacionar as discussões e encontrar um denominador comum entre as posições divergentes. O objetivo é não levar o partido a um racha no momento em que busca a unidade para construir um projeto vencedor para 2010.

Sinopse das notícias veiculadas nos principais meios de comunicação do Brasil.

Brasília, terça-feira 09 de setembro de 2008

NACIONAIS:

- Balança registra superávit de US$ 295 milhões em setembro; (5)
- Noruega quer investir no Brasil. A Noruega - cujo modelo de exploração de petróleo está sendo considerado por setores do governo para a camada pré-sal - acredita que o Brasil está certo em discutir a melhor forma de se apropriar dessa riqueza, mas torce para que a decisão seja rápida e não atrapalhe a competitividade que marcou o modelo exploratório do país desde 1997. A ambição dos noruegueses é tornarem-se os grande parceiros do Brasil na indústria do petróleo, investindo no país até US$ 3 bilhões anuais nos próximos três anos; (1)
- Recuo dos preços. O IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) registrou deflação de 0,38% em agosto, contra 1,12% de alta em julho. É o menor índice desde março de 2006, quando houve deflação de 0,45%. No ano, o índice acumula alta de 7,93% e, em 12 meses, de 12,80%; (1)
- Ministério da Saúde abre inscrições para 900 vagas; (5)
- Polícia Civil de Goiás abre 612 vagas: até R$ 8 mil; (5)
- Petrobras garante que crise da Bolívia não ameaça gás no Brasil; (2)
- Conab e IBGE confirmam safra recorde de grãos. Para presidente da Conab, panorama consolida agronegócio como protagonista da economia brasileira; (2)
- Safra de cana em 2008 será recorde de 591,4 mi de toneladas. (3)

POLITICAS:

- Lula participará de propaganda eleitoral em Recife; (2)
- Dilma defende manutenção 'irremediável' do combate à pobreza; (2)
- Ciro: eventual chapa com Dilma 'vai de vento em popa'; (3)
- Berzoini: PT quer crescer em 2008 para discutir 2010; (2)
- Em Fortaleza, Luizianne Lins, do PT, vai a 44%; (5)
- Kassab empata com Alckmin e Marta lidera, diz Datafolha. Empate técnico entre Alckmin, entre 24% e 22%, e Kassab, com 18%. Marta lidera com 40%; (2)
- Retomada da Rodada Doha volta a ser discutida nesta Terça. Brasil pode apresentar proposta para solucionar pelo menos um dos impasses envolvendo barreiras comerciais; (2)
- Brasil e Argentina dispensam dólar. Os presidentes Lula e Cristina Kirchner assinaram acordo que prevê o uso de real e peso, em vez do dólar, no comércio entre Brasil e Argentina. O sistema valerá a partir de outubro. A adesão é voluntária. A vantagem é que o exportador pode cotar seu produto na moeda local, sem considerar oscilação de câmbio. O BC estima em 4% a queda de custos; (1)
- Tropas podem ficar no Rio até o segundo turno. Justiça decidiu pedir envio das forças depois que candidatos e imprensa foram intimidados por traficantes; (2)
- Tribunal pune Cesar com dívida para o sucessor. Quem assumir a prefeitura do Rio em janeiro vai enfrentar uma dívida com a educação herdada do prefeito Cesar Maia; (1)
- Para MEC, 30% das faculdades e universidades têm nível crítico. De cada dez instituições de ensino superior do Brasil, três têm nível considerado crítico pelo MEC (Ministério da Educação). Nesse grupo de faculdades, centros universitários e universidades, 96% fazem parte da rede privada de ensino. A universidade mais bem avaliada foi a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Os dados são do primeiro ranking oficial de instituições superiores, divulgado em Brasília; (1)
- MP emite parecer favorável à candidatura do filho de Lula. (2)

ESPORTES:

- Seleção faz jogo-treino e Dunga testa novos titulares. Juan Maldonado deve entrar no lugar de Kléber, enquanto Lucas e Hernanes disputam vaga de Gilberto Silva; (2)
- CORINTHIANS.. André Santos vive sua melhor fase e sonha com a seleção. Jogador marcou gols bonitos nos últimos dois jogos da equipe e diz que está preparado para convocação; (2)
- Santos receberá R$ 4,5 milhões por transferência de Robinho. Clube será beneficiado por venda do jogador brasileiro do espanhol Real Madrid ao inglês Manchester City; (2)
- Grupo do São Paulo se cobra por melhores resultados; (2)
- Natação é ouro em Pequim de novo. Nas Paraolimpíadas, Daniel Dias repete César Cielo e leva ouro no Cubo d'Água. Ele bateu o recorde mundial dos 100m livre. (1)

INTERNACIONAIS:

- Evo acusa EUA de organizarem grupos opositores da Bolívia. Presidente boliviano diz que embaixada americana está por trás de complô para desestabilizar seu governo; (2)
- Uribe volta a cogitar possibilidade de concorrer ao 3.º mandato. 'Presidente não pode ser apático', diz líder colombiano; 5 milhões pedem referendo para reeleição; (2)
- Ministro venezuelano do Interior renuncia por motivos pessoais; (2)
- Acordo para retirada russa 'é um passo adiante', diz Geórgia. Plano definido entre UE e Moscou é início do cessar-fogo, diz Saakashvili; bloco reitera seu compromisso; (2)
- Rússia anuncia envio de navios militares à Venezuela; (2)
- Rússia confirma exercícios navais com a Venezuela; (2)
- EUA cancelam acordo de cooperação nuclear com a Rússia. Medida é a primeira sanção pela incursão na Geórgia; plano previa desenvolvimento de energia nuclear; (2)
- Japão pode eleger a primeira mulher para o cargo de premiê. Ex-ministra da Defesa Yuriko Koike e ministro da economia, Kaoru Yosano, anunciam candidatura do partido.. (2)

BRASÍLIA/DF:

- MPF faz nova denúncia contra ex-reitor da UnB O ex-reitor Timothy Mulholland e o ex-diretor da Editora UnB Alexandre Lima foram denunciados mais uma vez por desvio de recursos públicos da Funasa; (3)
- Metrô promove campanha em respeito aos assentos preferenciais; (3)
- Incrições para o PAS vão até 18 de setembro; (3)
- Chega ao fim 27ª Feira do Livro e 1ª Bienal Internacional de Poesia; (3)
- Venda de veículos no DF tem desaceleração; (3)
- O tempo em Brasília ficará entre 18º a 30º. Sol com algumas nuves. Não chove. (3)

Sinopse das notícias veiculadas nos principais meios de comunicação do Brasil.

Por Carlos Honorato

Brasília, segunda-feira 08 de setembro de 2008


NACIONAIS:

- Até 2012, Brasil ganha 3º lugar em celulose. A escalada nos programas de investimento em celulose, que devem ultrapassar a casa dos US$ 16 bilhões, deverá elevar o Brasil ao terceiro lugar no ranking mundial de produção de celulose até 2012, com a marca de 18 milhões de toneladas de polpa, superando a China. Ainda este ano, o País deve passar a Suécia e, em 2009, a Finlândia, dois tradicionais produtores mundiais que perdem competitividade; (1)
- IBGE: 65 mil concorrem a 700 vagas de agente censitário; (5)
- Inflação é a menor em 1 ano; (5)
- Receita libera consulta ao 4º lote do IR na 2ª. Dinheiro estará disponível na conta do contribuinte no próximo dia 15; (2)
- Após escalada, mercado respira e dólar cai 0,12%. Recuperação dos mercados mundiais no fim da tarde ajuda moeda, que ainda acumula alta de 5,27% no mês; (2)
- Cristina Kirchner quer comprar 26 aviões da Embraer; (3)
- Argentina e Brasil eliminam dólar do comércio bilateral na 2ª (2)

POLITICAS:

- Lula: Pré-sal é 'passaporte para o futuro'; presidente anuncia que recursos vão para educação e combate à pobreza; (2)
- País receberá investimentos de R$ 1,4 tri até 2012, diz Lula; (2)
Em discurso em evento em Pernambuco, presidente diz que 'Brasil vive o seu mais extraordinário momento'
- Sem citar Dilma, Lula diz que 'mulher' irá sucedê-lo; (2)
- Dilma passa a ser chamada de madrinha da indústria naval; (5)
- Cristina Kirchner assiste desfile da Independência com Lula; (2)
- Kassab empata com Alckmin e Marta lidera com 40% das intenções, aponta Datafolha. (2)
ESPORTES:
- Seleção brasileira dá sua resposta e vence o Chile por 3 a 0. Resultado fora de casa recoloca o Brasil entre os primeiros colocados das Eliminatórias à Copa de 2010; (2)
- Hamilton é punido e Massa herda vitória na Bélgica. Inglês é penalizado em 25 segundos por ter cortado uma chicane e fica em 3.º. (2)

INTERNACIONAIS:

- Opositores isolam regiões da Bolívia; Evo denuncia 'golpe civil'. Mais prédios públicos são ocupados pela oposição; eles protestam contra referendo para nova constituição; (2)
- Furacão Ike chega a Cuba com ventos de 195 km/h; (2)
- Cuba agradece ajuda dos EUA por furacão e pede fim do embargo; (2)
. Hanna se aproxima dos EUA; furacão Ike chega ao nível 3. Após matar 137 no Haiti, tempestade chega ao sul do país no sábado; tornado ameaça atingir a Flórida na Terça; (2)
- Suicídio entre militares dos EUA pode superar recorde de 2007. Pentágono afirma que número pode superar os 115 casos registrados entre oficiais no ano passado; (2)
- Geórgia vai ao tribunal de Haia pedir fim de abusos da Rússia; (2)
- Eleições EUA - Barack Obama segue na dianteira com 49% dos votos. Democrata lidera por 7 pontos sobre McCain em sondagem da Gallup; (2)
- Irã e Bolívia prometem ampliar cooperação e desafiam os EUA; (2)
- Rice se encontra com Kadafi em visita histórica à Líbia. Secretária de Estado é a primeira funcionária do alto escalão dos EUA a visitar o país em mais de 55 anos; (2)
- Coréia do Sul retomará envio de alimentos à Coréia do Norte; (2)
- Bush injeta US$ 200 bilhões para conter crise nos EUA. Tesouro dos EUA assume agências Fannie Mae e Freddie Mac para socorrer mercado imobiliário. (2)

BRASÍLIA/DF:

- A pátria em festa. Shows no céu, com pára-quedistas, esquadrilha da fumaça e caças de guerra, e na terra, com desfile aberto pelo atleta César Castro e ex-pracinhas, atraíram 35 mil brasilienses à esplanada para comemorar a independência. Sem conseguir fechar o orçamento, governo adia anúncio do plano estratégico de defesa; (1)
- Postos policiais comunitários levam mais segurança para as regiões do DF; (3)
- Trégua na alta dos preços do DF; (3)
- GDF promete contratar 8,3 mil servidores em 2009. (5)
- O tempo em Brasília ficará entre 18º a 38º. Sol com algumas nuves. Não chove. (3)

GDF GANHA MAIS 17 MILHÕES PARA PUBLICIDADE

O deputado Cabo Patricio votou contra, mas os parlamentares aprovaram nesta quinta-feira (4), em primeiro turno, um crédito suplementar no valor de R$ 17,67 milhões para a Agência de Comunicação Social do GDF. O montante tem como finalidade o reforço de recursos orçamentários para atender despesas com publicidade e propaganda, visando a divulgação dos atos e fatos oficiais do governo para a população.
Este recurso extra decorre do excesso de arrecadação proveniente da reestimativa do Imposto de Renda Retido na Fonte Sobre Rendimento do Trabalho. O projeto contou com votos favoráveis tanto da base governista, como do deputado Paulo Tadeu (PT).
"Entendo que o Executivo tem o direito e o dever de divulgar suas realizações. Esse projeto também vai beneficiar muitos profissionais de rádios, jornais e TVs que esperam ansiosamente a liberação deste recurso que, certamente, vai movimentar a economia da cidade", observou Tadeu.
Patricio justificou seu voto contrário dizendo que a prioridade do governo deveria ser segurança, saúde e educação e não publicidade.

DEPUTADOS DEBATEM MORTE DE DETENTO DO CAJE

O deputado Cabo Patrício criticou, hoje, o GDF pela morte de um interno do Caje. Ele disse que há quase dois anos existe uma unidade do Caje em Planaltina, pronta a receber os internos, mas não está sendo utilizada porque o governo não investiu em equipamentos e mobiliários. "O GDF tem dinheiro para contratar shows sem licitação nas não quer investir em segurança, educação e saúde".

ADEUS WALDICK SORIANO


Morreu por volta das 5h30 desta quinta-feira (4) o cantor Waldick Soriano. A informação foi confirmada pela esposa dele, Walda Soriano, com quem ele vivia há 38 anos. "Fiquei sozinha. Fica um vazio muito grande. Ele era um ótimo pai e marido", lamentou a esposa. Segundo ela, o cantor deixa oito filhos registrados.Ainda não há informação sobre o horário e o local do enterro.

Brasília, quarta-feira 04 de setembro de 2008

Sinopse das notícias veiculadas nos principais meios de comunicação do Brasil.
Por Carlos Honorato

NACIONAIS:

- Com atividade aquecida, uso da capacidade industrial é recorde. Segundo dados da CNI, faturamento real do setor registra expansão de 13,2% no mês de julho e de 9% no ano; (2)

- Gestores estrangeiros ampliam atuação no Brasil. A abertura para investidores brasileiros aplicarem em ativos no exterior e a distribuição de fundos de terceiros pelos bancos e administradores de carteiras trouxeram novas oportunidades para os gestores estrangeiros que planejam ampliar sua atuação no Brasil; (1)

- Superprodução de leite. A produção de leite no país deve atingir 30 bilhões de litros neste ano, um volume previsto, no mínimo, para 2010. Os preços, que já recuaram 7% desde agosto de 2007, devem cair ainda mais; (1)

- Universidade federal dobra suas vagas. O número de vagas nas universidades federais em 2009 – 227.668 – será o dobro das oferecidas em 2003. Só nas quatro instituições federais no Rio foram criadas 5.070 nesse período. Dez mil professores também foram contratados; (1)

- Concurso do Senado será realizado nos dias 9 e 10 de novembro; (3)

- Movimento no jurídico. O crescimento econômico do Brasil tem atraído cada vez mais o interesse de escritórios internacionais em abrir filiais no País. Há cinco anos, eram apenas 5 bancas estrangeiras. Hoje, são 12 escritórios; (1)

- País habilita mais 43 fazendas a vender carne à Europa; (3)

- Consulta do 4º lote de restituição do IR sai até segunda-feira; (3)

- Cai número de falências em 2008, mostra Serasa; (3)

- Fluxo de dólares para o Brasil volta a ficar positivo em agosto; (3)

- Microsoft oferece por US$ 7 pacote às escolas. A Microsoft ofereceu ao Conselho Nacional de Educação (Consed) a venda de licenças do sistema Windows e do software Office por US$ 7, pacote que custa pelo menos US$ 300 no mercado. A iniciativa faz parte do projeto "Windows Educação", proposta que pretende levar os sistemas às escolas públicas de todo país. O objetivo da Microsoft é vender licenças dos programas para equipar computadores dos laboratórios de informática usados por alunos e professores; (1)

- CPFL vai gerar energia à base de bagaço. A CPFL vai ter produção própria de energia elétrica a partir do bagaço de cana. A empresa assinou acordo com a usina de açúcar e álcool Irmãos Baldin, de Pirassununga (SP), para investir R$ 100 milhões em projeto co-geração. Desde 1987, a CPFL já compra energia gerada por outras usinas movidas a biomassa; (1)

- Mega Sena acumula e pode pagar R$ 25 milhões. Números sorteados são 12 - 15 - 27 - 37 - 51 - 60; 87 apostadores acertam a Quina, e 7.074, a Quadra; (2)

- Avião tenta abortar decolagem e derrapa em Congonhas. Três tripulantes estavam na aeronave; pistas do terminal foram fechadas para pousos e decolagens; (2)

- PF cumpre 113 mandados de apreensão contra pedofilia. Operação é feita em 18 Estados e mobiliza agentes de Israel, Republica Tcheca, Japão, Senegal e Portugal. (2)

POLITICAS:

- Lula dá a largada aos estaleiros. O presidente Lula dá início amanhã, com corte de chapas de aço no Estaleiro Atlântico Sul (PE), à construção do primeiro dos 49 navios encomendados pela Transpetro, a fim de revigorar a indústria naval; (1)

- Ministro da Educação anuncia mais de 200 mil vagas em 2009 nas universidades federais; (3)

- Após decisão do STF sobre nepotismo, deputados já demitiram 19 parentes; (2)

- AMB divulga lista ampliada de candidatos com ficha suja. A AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) divulgou nesta quarta-feira (03/09) uma nova lista de candidatos a prefeito e vice-prefeito que respondem a processos penais públicos e de improbidade administrativa.. É a chamada lista suja de candidatos, que pode ser conferida no site da AMB. (2)

ESPORTES:

- São Paulo vacila e dá empate ao Atlético-MG no final. Time de Muricy Ramalho volta a tropeçar fora de casa, fica no 1 a 1 e perde a chance de entrar no G-4; (2)

- Santos bate Vitória e deixa a zona de rebaixamento. Atacante Kléber Pereira brilha e marca os dois gols da vitória santista na Vila Belmiro; time vai para 26 pontos; (2)

- Flamengo derrota Figueirense por 3 a 2 e entra no G-4; (2)

- Santos bate Vitória e deixa a zona de rebaixamento; (2)

- Goiás goleia e complica situação do Atlético Paranaense; (2)

- Brasil bate Argentina por 3 a 0 no Final Four de Vôlei, em Fortaleza. (3)

INTERNACIONAIS:

- Rice anuncia visita a Kadafi, ex-inimigo dos EUA. Visita marca reaproximação com líder líbio, chamado de 'cachorro louco' por ex-presidente americano; (2)

- Vice americano inicia giro por ex-repúblicas soviéticas. Dick Cheney deve visitar Ucrânia, Azerbaijão e Geórgia; viagem deve enfurecer o governo russo; (2)

- Obama continua na frente, aponta pesquisa Com 49% dos votos, o candidato democrata à presidência dos Estados Unidos está na frente na corrida pela Casa Branca. John McCain tem 43%; (3)

- Rice anuncia pacote de US$ 1 bi para reconstruir a Geórgia. Secretária de Estado dos EUA afirma que ajuda americana não contará com apoio militar ao governo georgiano; (2)

- Premiê paquistanês escapa ileso de tentativa de assassinato. Tiros teriam sido disparados contra comboio do chefe de governo a três dias das eleições presidenciais; (2)

- Coréia do Norte começa a reativar instalações nucleares. Governo inicia reconstrução da torre de resfriamento destruída para marcar desmantelamento atômico. (2)

BRASÍLIA/DF:

- GDF contratrá mais de 8 mil no ano que vem Segundo Secretaria de Planejamento, intenção é investir R$ 250 milhões. Governo pretende frear reajustes salariais e contratar para áreas carentes; (3)

- Governo entrega 62 novos ônibus ao transporte do DF; (3)

- De Olho nos Bancos: Procon-DF autuou 17 agências em três dias. Distribuição de senhas foi fiscalizada; (3)

- Estudantes do DF ganham Olimpíada do Conhecimento e disputam concurso mundial; (3)

- Fusão cria super faculdade no DF. A Anhanguera Educacional oficializou, ontem, a aquisição da Sociedade Brasil Central de Educação e Cultura (Sbcec), mantenedora da Faculdade JK; (3)

- Umidade do ar no Distrito Federal chega a 18% e continua baixa; (3)

- O tempo em Brasília ficará entre 18º a 31º. Sol com algumas nuves. Não chove. (3)

ENQUANTO ISSO NO MOTEL

Propaganda de Motel em Salvador na Bahia

WALDICK SORIANO ESTÁ EM COMA



Ao contrário do que está sendo divulgado, o cantor baiano Waldick Soriano não morreu. Ele teve morte cerebral diagnosticada na manhã desta quarta-feira (3), em um hospital do Rio de Janeiro. O cantor está internado em coma numa unidade do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro. Waldick, que sofre de câncer de próstata, foi internado na noite de domingo, 31.Filha do cantor, Juliana Soriano informou que a doença do pai foi diagnosticada já em estágio avançado. Ela contou que seu pai acordou na manhã desta segunda-feira, 1º, sem conseguir falar. "Hoje ele entrou em coma. Ele está vivo, mas respirando com a ajuda de aparelhos", disse.

HINO NACIONAL NOS EVENTOS ESPORTIVOS

Os deputados distritais aprovaram na sessão ordinária desta quarta-feira o Projeto de Lei nº 386/07, de autoria do deputado Cabo Patrício (PT), que torna obrigatória a execução do Hino Nacional Brasileiro em todos os eventos esportivos oficiais realizados no Distrito Federal.
A proposta foi aprovada em primeiro turno e ainda precisa ser votada em segundo turno para seguir à sanção do governador.
De acordo com o projeto, o descumprimento da obrigatoriedade acarretará em multas que variam de R$ 1.000,00 a R$ 3.000 e até a interdição do evento.
Luís Cláudio Alves - Coordenadoria de Comunicação Social

REGUFFE ACUSA SUPLENTES E NÃO TEREM OPINIÃO

Ao fazer a defesa dos suplentes que atuam na Câmara Legislativa, o deputado José Antonio Reguffe foi deselegante e/ou muito maldoso. Ele disse que os suplentes não votam com a consciência, mas de acordo com os interesses dos titulares que estão ocupando cargos no governo. Afirma que os suplentes são ameaçados de perder os mandatos se não votarem como querem os titulares e que é preciso fazer alguma coisa para acabar com isso. O pior de tudo é que os suplentes concordam, já que nenhum deles se posicionou sobre o assunto

O jornalismo descontrolado


Por Jorge
Bom dia,
O que me causa indignação é saber que um presidente da república pode ser chamado às falas, um general com status de ministro de estado pode ser chamado a se explicar quem fez, quem não fez. O Dr. Lacerda é afastado e vai ter que se explicar, ministro do Supremo acusa, mas a revista que teria recebido a tal gravação nada.... um presidente é chamado às falas sem prova cabal, explícita, de sua responsabilidade, mas o jornalismo pode tudo. Ele não tem que explicar nada. Ele cria uma crise institucional séria com ilações, até agora, e os outros que se expliquem. Sim, ilações, porque não provaram nada até agora. Se foi a ABIN, tem que dizer os nomes, tem que mostrar as provas. Tem que dizer quem entregou a fita. Tem que provar que a ordem foi dada na ABIN. Essa estória de sigilo da fonte é conversa fiada. Não é o grampo descontrolado que está bagunçando este país. É o jornalismo descontrolado. O jornalismo que é policialesco. O jornalismo irresponsável que acha que pode mais que a Lei, que a Constituição, que um presidente, que um juiz, que um país inteiro, que Deus até. Lembro-me do caso do dossiê. Os jornalistas recebem os dados de um senador da oposição que negou, até certo ponto, ter sido o tal vazador da informação. Depois que as coisas se esclareceram, nada. O mais absoluto NADA. A presidência da República de um país balançou. A notícia se espalhou pelo mundo afora achincalhando as instituições nacionais e nada.

O PETRÓLEO DO PRÉ-SAL

Estamos sendo testemunha do inicio de um novo tempo para o nosso pais. O operário presidente, com a alegria de uma criança distribui simbolicamente a riqueza encontrada e extraída do fundo do mar. A primeira a pegar foi a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que testou a viscosidade com os dedos, e cheirou o óleo. Lula também cheirou o óleo, besuntou as duas mãos, marcou com elas o seu próprio macacão, na altura da barriga e começou a marcar também os macacões dos outros convidados - o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e os ministros Dilma Roussef e Edison Lobão (Minas e Energia).

VIADAUTO DA EPTG É CRITICADO

"Se o programa Brasília Integrada tiver o mesmo resultado final que teve o viaduto da EPTG estaremos jogando milhões de reais do dinheiro público pelo ralo". A previsão é do deputado Cabo Patrício, líder da bancada do PT na Câmara Legislativa do Distrito Federal em aparte ao discurso do deputado Paulo Tadeu (PT) que criticou a construção do tal viaduto tomando por base as matérias da imprensa do DF que tem mostrado a ineficiência da obra para reduzir os engarrafamentos naquela via. Paulo Tadeu disse que governo Arruda iludiu os contribuintes com a promessa de solução do problema de trânsito da EPTG com a construção do viaduto, o que não se concretizou depois da obra pronta. Ele quer que a bancada do PT convoque o secretário de obras do governo atual e o ex-secretário, Tadeu Filipelli, que revelou que o projeto original foi alterado, para que venham à câmara explicar o que aconteceu, para que a previsão do deputado Cabo Patrício não se confirme em prejuízo aos moradores do Distrito Federal.

PT JÁ DISCUTE CANDIDATURAS AO GDF

Nos bastidores do PT DF as discussões sobre as eleições de 2010 estão se espalhando como fogo no cerrado nesta época de seca. Com a filiação do ex-ministro do esporte, Agnelo Queiroz, na legenda e a não realização de eleições no DF, os petistas começaram a se mexer e a discutir a política possível para eles neste momento: como conquistar o GDF em 2010 e com qual candidato.
Mas quando muitos apostavam que Agnelo seria o elemento de ligação das várias posições que tomam conta do partido e que unificaria as diversas correntes em torno de um projeto eleitoral para vencer, voltam à tona as velhas mágoas que estavam indo para o fundo do poço depois do processo eleitoral que elegeu a atual direção do PT, tendo de um lado o presidente, Chico Vigilante, e do outro o deputado federal, Geraldo Magela, apoiador de Lenildo Morais. No meio está a bancada de distritais tentando evitar o desgaste que será imposto a Agnelo se ele passar a ser identificado como candidato de um dos lados.
A Articulação Unidade na Luta, tendência interna do PT que tem à frente Chico Vigilante e lideranças do movimento sindical já se reuniu com o objetivo de cobrar do diretório do partido a abertura das discussões sobre a escolha do candidato do PT a governador nas eleições de 2010 e quer que a escolha seja feita ainda esta ano. Magela já se posicionou contra e disse ser uma ingenuidade política abrir essa discussão agora. Em entrevista concedida ao semanário Hoje Em Dia, Magela manda uma série de recados. Ele diz que Agnelo pode ser candidato a qualquer cargo, mas não existe canditura imposta, "é preciso construir essa candidatura", alerta.
Magela diz na entrevista que Agnelo já é visto pela militância do PT como candidato do Chico Vigilante, o que é não é bom "porque o Chico Vigilante está assumindo a candidatura do Agnelo como oposição a minha", assegura, confirmando que é candidato a governador.