Tecnologia do Blogger.

Gostou do novo blog?

Crônicas da campanha

Com dinheiro fica fácil

Uma nova modalidade de se "colocar à disposição para a campanha" está colocada em pauta pelos cabos eleitorais de plantão. Ou melhor, talvez nem seja nova. Como antigamente eu fazia campanha em um partido de esquerda, tido como radical, que não aceitava aliança com qualquer um, é possível que tal pratica só tenha chegado ao meu conhecimento agora que estamos numa coligação, digamos assim, bastante ampla.
Pois bem, o tal cabo eleitoral, não vem se colocar à disposição para ajudar na campanha, ele vem vender a sua estrutura composta de veículo, coordenadores e equipe. São "lideranças" que se dizem capazes de mobilizar centenas de pessoas, conquistar milhares de votos e dar uma "contribuição" decisiva para eleger qualquer candidato. A contrapartida exigida é sempre uma remuneração para os coordenadores, combustível, alimentação etc, etc.
Cheguei a conversar com pelo menos 4 desses líderes que ofereciam os mesmos serviços e prometiam resultados semelhantes, só mudavam os métodos. Um deles chegou a detalhar a sua metodologia: eles são 20 líderes, mas para ser líder tem que ter no mínimo 50 pessoas cadastradas e comprometidas a votar em quem ele indicar. Não se sabe o que é prometido para formar este pequeno curral, mas com certeza é algo que vai comprometer o eleito mais tarde.
Depois dessas conversas conclui que é mais fácil do que se imagina a eleição de quem tem dinheiro.

0 comentários: