Tecnologia do Blogger.

Gostou do novo blog?

Imprensa hoje

SÍNTESE DE SEGUNDA-FEIRA ( 5 /JULHO/2010), E DO FIM DE SEMANA (3 E 4)


As manchetes desta segunda

- Globo: Paes anuncia choque de ordem contra buraco de rua

- Brasil Econômico- Empresas definem suas "classes sociais" para atrair consumidores

- Folha: Escola pública está três anos atrás da particular

- Estadão: Verba extra não melhora escolas com mau resultado

- JB: Aplausos na volta ao Brasil

- Correio: Distritais vão trabalhar só um dia por semana

- Valor: Blitz da Receita fiscaliza câmbio e faz autuações

- Jornal do Commercio: Procura-se um técnico

- Zero Hora: Prisão de barão da droga no Paraguai abala tráfico no RS


Dois assuntos são os principais destaques comuns nas capas, ambos com visibilidade negativa – o dados do Ideb, do MEC, divulgados na semana passada e esquadrinhados para as edições de hoje; a viagem do presidente Lula à África e visita a “ditador” da Guiné Equatorial. Capas trazem várias chamadas sobre eleições, aproveitando aspectos secundários das pesquisas. Infraestrutura volta a ter enquadramento negativo na capa do Estadão., Previ anuncia investimentos em imóveis e varejo.

Sobre a campanha eleitoral propriamente dita, as notícias mais relevantes do final de semana são poucas. A principal delas é que o Ibope confirmou a tendência pelo empate entre os dois principais candidatos à Presidência da República, apurado pelo Datafolha na semana passada. Os postos ocupados por José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) indicam que a guerra eleitoral mal começou – podendo acontecer ainda muita coisa até 3 de outubro próximo. Da mesma forma que o Datafolha, o Ibope traz que Dilma Rousseff tem melhores perspectivas do que Serra. A previsão reside no mesmo ponto realçado anteriormente: o principal cabo eleitoral da candidata do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, ainda não entrou em campo para jogar o tempo inteiro a favor de Dilma. A oposição já questiona se Lula pode ou não continuar na dupla função de presidente da República e cabo eleitoral. Um dos movimentos foi enviar ao Planalto a pergunta sobre o horário de trabalho de Lula, obtendo a resposta que seu expediente é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. É improvável que outros questionamentos mirem restrições à atividade eleitoral de Lula, pois, ele poderá se licenciar do cargo para dedicar-se exclusivamente à campanha de Dilma.

Revista Veja traz nova denúncia contra o ex-senador e provável candidato ao governo do Distrito Federal, Joaquim Roriz. Revelando ter tido acesso a gravações, a reportagem descreve que, apesar da prisão e do afastamento do ex-governador José Roberto Arruda, nada mudou para o grupo– classificado como quadrilha pela revista – que domina a política brasiliense há 40 anos. (Com a colaboração de De Fato, Imagens e Texto)

0 comentários: